terça-feira, 23 de junho de 2015

Será que o PMI é pra mim? Revelando o que você precisa saber sobre essa entidade.

O Project Management Institute conhecido popularmente como PMI (PI-ÊM-AI) é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. O trabalho desta entidade para a profissão auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.


Não é novidade de que nós profissionais do Estado do Pará precisamos urgentemente tornar nossa profissão mais madura. Em plena crise, o Ministro dos Transportes veio a Belém anunciar a privatização e reestruturação de importantes modais logísticos para o estado como ferrovias, portos e estradas. Mas quem irá gerenciar esse projeto e as suas atividades inerentes à sua gestão como gerenciamento de tempo, de custos, de risco, de qualidade, de partes interessadas, entre outros?

É fato que já temos cursos de pós-graduação de qualidade em nossa região que nos permite melhorar nossas possibilidades de atuar em projetos de relevância. Mas a pergunta que fica é, estamos organizados e temos apoio suficiente para continuar aprimorando nossa capacidade técnica continuamente na agilidade em que nos é cobrado?

Se você trabalha com gerenciamento de projetos, essas são algumas perguntas que você já deve ter pensado mas teve medo de perguntar!

Ouvi dizer que o PMI oferece a Certificação PMP, o que seria isso?
O PMI oferece além do PMP seis outras certificações que atestam conhecimento e competência. A Certificação de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)® é a mais conhecida delas e hoje já conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. É sabido que muitas ofertas de empregos e melhores salários na área de gerenciamento de projetos, são oferecidos aqueles que possuem essas certificações. Minha experiência pregressa na Petrobras é que os principais elementos em uma equipe de projetos eram contratados exclusivamente com a certificação PMP.

Mas será que eu posso me candidatar à Certificação PMP?
Para se candidatar à certificação PMP você precisa ter:
  1. Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente), ou seja, várias profissões cabem nesse requisito.
  2. Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos, em atuação profissional.
  3. Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos, mesmo que você não tenha sido o gerente de projetos, você deve ter atuado em importantes posições na equipe.
  4. 35 horas de formação em gerenciamento de projetos, normalmente, se você fez uma graduação, especialização ou MBA que continha disciplina “Gerenciamento de Projetos”, você já atendeu a esse requisito.

Ou também:
  1. Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  2. Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  3. Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  4. 35 horas de formação em gerenciamento de projetos


Acredito que ainda não estou pronto para a Certificação PMP, tem alguma outra certificação do PMI que me interesse?
Se você buscou qualificação na área de gerenciamento de projetos, mas ainda não tem experiência talvez seja mais interessante você tentar a Certificação CAPM®. A certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM)®  é uma valiosa certificação para profissionais de projetos. Projetada para aqueles com menos experiência no gerenciamento de projetos, a certificação CAPM® atesta sua compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente segundo o Guia PMBOK®.

Para se candidatar à certificação CAPM você precisa ter pelo menos o diploma de ensino médio e no mínimo de 1.500 horas de experiência em projeto ou 23 horas de formação em gerenciamento de projetos.

São critérios bem mais simples que o PMP mas, em um processo seletivo, certamente eu daria maior peso aos profissionais certificados CAPM, pois saberia que não precisaria treiná-los do zero e que estão dispostos a evoluir na profissão.

Muito bom, mas o que é esse tal Guia PMBOK®? 
O Guia de Conhecimentos para o Gerenciamento de Projetos, conhecido como PMBOK, é um guia de gerenciamento de projetos internacionalmente reconhecido, desenvolvido pelo PMI, e seus associados, que fornece os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos e suas áreas de conhecimento. O PMBOK não é um livro, ou seja, ele não será muito útil se você pretende aprender a gerenciar um projeto, mas ele é um guia no qual você seguirá as melhores práticas de projetos para cada área de conhecimento do guia. Daí é só buscar as qualificações necessárias.

Atualmente, o Guia PMBOK está na sua 5ª Edição e está disponível gratuitamente para os membros do PMI em vários idiomas, incluindo o português brasileiro. O guia é comercializado nas mais importantes livrarias do mundo, mas também em uma livraria perto de você.

Então, a filiação no PMI me oferece o Guia PMBOK gratuitamente!? Em que mais a filiação no PMI me beneficia?
Com filiação no PMI, você torna-se um membro da comunidade e recebe uma série de benefícios destinados a estimular o crescimento de sua carreira e o seu sucesso, incluindo:
  1. Descontos em Eventos promovidos pelo PMI e seus capítulos.
  2. E-Link Brasileiro do PMI, uma newsletter mensal em Português.
  3. Acesso a áreas exclusivas do website do PMI em Português e no PMI.org
  4. Seguro pessoal para trabalhar no exterior com pacotes especiais.
  5. Descontos para serviços e produtos do PMI. As provas para certificações, por exemplo, têm descontos muito relevantes para os filiados chegando a superar o próprio valor da filiação. 
  6. Acesso gratuito a versão digital do Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)—Quinta Edição, o padrão mundial para a profissão. Só o custo atual do Guia PMBOK em livrarias físicas está em torno de R$ 180,00.
  7. Oportunidades de relacionamento e de compartilhamento de conhecimento com outros profissionais da área através dos Capítulos do PMI.
  8. Acesso on-line a livros e artigos sobre gerenciamento de projetos e negócios no eReads & Livros. 
  9. Artigos, escritos por seus pares e revisados por uma banca de profissionais, para ajudar a praticar o gerenciamento de projetos de forma mais efetiva. São artigos de qualidade com viés técnico e científico.
  10. Oportunidades de liderança e de voluntariado através das comunidades do PMI, programa de certificação, programa de pesquisa, programa de padrões e outras áreas.
  11. Acesso ao PMI PathPro®, que auxilia na estruturação de carreiras — use esse recurso para avaliar suas habilidades e se preparar para seguir adiante. Assim, você estará pronto na próxima vez que lhe perguntarem "Por que devemos contratar você?". O programa de carreira do PMI é o único plano de carreira em gerenciamento de projetos baseado em extensivas pesquisas sobre as funções e habilidade que levam os gerentes de projetos ao sucesso.

E você que pertence a Comunidade de Gerenciamento de Projetos Pará e que está filiado ao PMP, a partir do segundo semestre, poderá participar de nosso Ciclo de Palestras GRATUITAMENTE mediante seu compromisso em fazer parte do futuro Capítulo PMI Pará. É a nossa forma de agradecer a você por nos ajudar a trazer um Capítulo do PMI ao Pará através da sua filiação.  

Já entendi que a filiação no PMI me oferece desconto para fazer as provas de certificação, mas preciso ser filiado para fazer a Prova da Certificação PMP?
Não, você precisa somente cumprir os requisitos do PMP.  Entretanto, a realização dos testes on-line (únicos disponíveis em nossa região) tem o custo de U$ 555,00 para não membros e U$ 405,00 para membros filiados. Considerando que custo atual de  filiação é de U$ 130,00 dólares e mais U$ 30,00 para o capítulo no primeiro ano, acredito que vale a pena se filiar antes de realizar os exames.

Certo, me convenceu! Como faço a filiação ao PMI?
O próprio PMI tem um passo a passo muito simples disponível em sua página: 


A Comunidade de Gerenciamento de Projetos Pará acredita que a filiação de seus membros apoiará no fortalecimento da profissão de gerente de projetos na região.

Publicado por:

Bruno Lucena, professor, pesquisador e atuante nas causas do gerenciamento de projetos.

*Baseado em brasil.pmi.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário