terça-feira, 30 de junho de 2015

Experiência CGP Pará no X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

O X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2015, em Recife-PE e foi organizado pela Integração Nacional do PMI no Brasil. Órgão composto pelos 15 capítulos do PMI existentes hoje no Brasil. O evento contou com renomados palestrantes nacionais e internacionais abordando os temas mais recentes do gerenciamento de projetos, cases de sucesso da aplicação do gerenciamento de projetos e painéis temáticos. 



O congresso também ofereceu nos dias 18 e 19 workshops com os temas: PMO Tools, Alinhamento Estratégico de Projetos, Project Thinking, Gestão Avançada de Riscos em Projetos e Gestão Ágil de Projetos.

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo presidente do Capitulo PMI Pernambuco, Sr. Flávio Luiz, que falou sobre a importância do gerenciamento de projetos para o desenvolvimento da nação e dos estados. Uma presença ilustre no evento foi a de Mark Dickson, membro da diretoria do PMI Global e que apresentou o a pesquisa Pulse of Profession – Capturando o valor do Gerenciamento de Projetos.

Todo o congresso foi recheado de grandes palestrantes apresentando o melhor da gestão de projetos no Brasil e no mundo. Um destaque válido foi para Angelo Valle, coordenador do MBA da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou as 9 principais tendências emergentes da gestão de projetos no mundo, além de expor o estágio de desenvolvimento da norma ISO 21.500 sobre a gestão de projetos.
Sobre a detenção de certificações, o Mentor da Região Brasil, Ivo Michalik, apresentou a nova perspectiva de competências para profissionais em gerenciamento de projetos, tendo destacado três áreas: Gerenciamento Técnico de Projetos, Gerenciamento Estratégico e de Negócios e Liderança. Mostrando que a partir de 2016 a forma de reportar PDUs deverá seguir as classificações acima.


A Comunidade de Gerenciamento de Projetos Pará foi muito bem representada pelos seus membros Jenilson Campos, Douglas Oliveira e Ivo Corrêia, que é quem assina este post. Na cena acima, estávamos ao lado do consultor e escritor Carlos Magno Xavier que gentilmente autografou um de seus livros para que sorteássemos em nosso ciclo de palestras.

O X CBGP foi uma ótima experiência de conteúdo e desenvolvimento de conhecimento e ainda permitindo novos parceiros para o maior projeto desta comunidade e todos são convidados para contribuir para a realização do nosso Congresso de Gerenciamento de Projetos do Pará e ainda a participação no XI Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos 2016 que ocorrerá no Estado de Minas Gerais.

Publicado por:
Ivo Correia, PMP, PMD Pro, Coach
Voluntário da CGP Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário