terça-feira, 18 de agosto de 2015

Por que Gerenciar Programas?

Para falarmos sobre gerenciamento de programas é importante definir claramente o que é essa entidade "programa". Muitos profissionais que conheço, bons profissionais, ótimos profissionais, ainda tem certo receio de identificar algo como um programa. Eu mesmo há algum tempo atrás me via em dúvida sobre essa definição.
Os profissionais de gerenciamento de projetos, especialmente os certificados pelo PMI, na maioria das vezes tem na ponta da língua a definição "um programa é um conjunto de projetos relacionados, subprogramas e ações gerenciadas de forma coordenada para que se obtenham benefícios não disponíveis no caso e gerenciá-los individualmente" (The Standard for Program Management, PMI). 


Aí surgem as dúvidas: - Projetos relacionados como? Que benefícios são esses? Será que sei identificar um programa?

Antes de responder a essas questões quero lembrar uma situação muito recorrente, especialmente em grandes empresas. Quando para atingir determinada meta de expansão por exemplo, uma empresa investe na construção de diversas instalações para prover aos seus usuários novos produtos e serviços, a dúvida começa a pairar sobre a organização. 
Tomemos uma situação prática, em uma expansão da rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, precisaríamos de novas subestações, novas linhas de transmissão, novas ligações etc

Na hora em que esse escopo é definido vem a questão:
- Isso é um programa ou um projeto complexo?

Depois de alguns anos pensando a respeito cheguei a conclusão que a melhor resposta é:
- Depende. O que a organização quer que seja?

Assim, a resposta é que um programa não existe por si só, ele exige uma decisão gerencial. O agrupamento de projetos em programas é uma opção utilizada pelas organizações para aumentar sua capacidade em materializar a sua estratégia através da implantação desses projetos (ou seja, projetos relacionados por seus objetivos). O objetivo de um programa é, portanto, determinado a partir do planejamento estratégico da organização.
O planejamento de programas e de seus projetos componentes é resultado da análise de como atender aos objetivos da organização de forma eficaz e a outros requisitos ligados à eficiência e valores da própria organização e de seus interessados (esses são os benefícios de se gerenciar por programas).

Agora ficou fácil identificar um programa!

Então, se meus projetos de expansão da rede de energia elétrica estão diretamente ligados as minhas metas estratégicas de atendimento de meus consumidores, faz muito sentido tratá-lo como um programa.

Mas para isso o programa deve ser aprovado e ter seu gerente designado, assim como em um projeto, entretanto aprovar um programa não quer dizer aprovar todos os seus projetos componentes propostos para ele.

E nesse ponto, tudo se complicou de novo! Então, como realizo o processo de aprovação dos projetos componentes?

Tudo bem, discutiremos esse assunto na próxima postagem.

Publicado por:

Bruno Lucena, professor, pesquisador e atuante nas causas do gerenciamento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário